domingo, 10 de julho de 2011

Eu aprendi que... plantar não é fácil.


Não podemos nos arrepender do que fizemos com certeza. As circunstâncias fizeram com que fizéssemos aquilo por livre e espontânea vontade. E, se era certeza, se era para o bem, se era um mal entendido, um erro, se era qualquer uma dessas coisas, pode ter certeza que só fez nos conduzir para o caminho certo.

O caminho certo é o que tem mais erros, pra falar a verdade. Quantos erros exatamente? Não precisamos saber, por que se soubéssemos, gostaríamos de acertar na última tentativa e isso seria um erro. Talvez o segredo seja ignorar nossas expectativas de acerto e, ironicamente, fazer tudo da melhor maneira. Fazer algo por fazer mesmo, com objetivo de fazer. De que modo? fazendo.

E quanto ao futuro? Se temos certeza do presente, não precisamos pensar no futuro. Porque o presente por si só já é uma constante mudança. Isso não significa, claro, falta de planejamento. E sim, planejar o presente de uma maneira que ele faça a diferença, construa um novo futuro, seja o fruto.

Plantar não é fácil. É preciso de adubo, ferramentas, uma muda ou uma semente, água, luz, ar e ainda contar com o clima favorável. É tudo muito bem planejado, cada elemento deve ser usado no momento certo. Falar sobre o que não se fez não adianta nada, o negócio é fazer. E, se falar sobre isso não adianta, pensar sobre que se falou menos ainda.

Em outras palavras, quem planta nunca diz como planta, simplesmente planta. Até porque cada um tem a sua maneira. E, se não dá certo de um jeito, tenta-se de outro. Ao final, o clima favorável quem criou foi você, com as mesmas palavras e pensamentos positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário